Aluno da EMAC-UFG vence o IV Concurso de Violão de Teresina

Nicolas Porto é recém formado no bacharelado em violão e concorreu com 5 candidatos na final do concurso

Nicolas Porto, aluno recém formado do bacharelado em violão da EMAC-UFG, acaba de ser premiado com o primeiro lugar no IV Concurso de Violão de Teresina.
O concurso integra o tradicional Festival de Violão de Teresina, em sua quinta edição, que ocorreu de 28 a 31 de julho. Além do prêmio em dinheiro, Nicolas recebe o convite para ser concertista no VI Festival de Violão de Teresina, em 2023, e no VI Festival de Violão da UFMA, incluindo cachê e despesas pagas com hospedagem, passagem áreas e alimentação.

O evento cumpre o objetivo de promover e aperfeiçoar a formação musical dos estudantes de violão ao oferecer, gratuitamente, cursos, workshops e masterclasses  e reunir artistas de várias regiões do Brasil e do mundo, propiciando o debate e a troca de experiências. Ao todo 26 candidatos se inscreveram no concurso. Desses, cinco concorreram na final.

Esse foi o primeiro evento presencial de violão que Nicolas participou desde a pandemia. Ele ressalta que a participação em eventos remotos, como vinha acontecendo, exigia uma preparação focada também em questões audiovisuais e que agora é possível voltar a uma preparação mais tradicional: "Nós, enquanto participantes, precisamos nos adaptar às diferentes modalidades e fazer a preparação de acordo com seu melhor aproveitamento. Uma prova ao vivo e presencial mexe mais com o emocional, esse é um lado que procurei trabalhar; outra coisa foi a constância: sabendo do horário matutino das provas, eu procurei estudar no horário que poderia me apresentar para meu corpo se acostumar à sensação de tocar sem aquecer, o que se mostrou extremamente útil, já que fui o primeiro a tocar na semifinal e na final, sem muito tempo pra aquecer."

Para saber mais clique aqui.

Nicolas violão