Exposição resgata mobilização da UFG durante a pandemia

Mostra foi aberta sábado (27/8) no CCUFG e revela abrangência da atuação da Universidade

O resgate de uma parte da intensa mobilização que a Universidade Federal de Goiás (UFG) fez a partir do primeiro ano de combate à covid-19 foi reunido em forma de depoimentos registrados em vídeos. Foram ouvidos os coordenadores de projetos nascidos especificamente para apoiar os profissionais de saúde e a população em geral ainda nos primeiros meses da pandemia. Naquele período tudo era muito recente, não havia vacinas, o acesso a testes era difícil e faltaram inclusive equipamentos de proteção individual (EPIs) importados da China. O resultado desta iniciativa de cultivar a memória da UFG sobre a pandemia pode ser conferido na mostra "UFG na luta contra a covid-19", em cartaz no Centro Cultural UFG desde sábado (27/8). Confira o álbum de fotos do evento.

Já no início da pandemia, a gestão da UFG se preocupou em desenvolver projetos de combate à covid-19. Houve também o cuidado de divulgá-los para a sociedade como uma forma de mostrar que a Universidade é múltipla e pode atuar em várias frentes mesmo diante de uma crise sanitária global. É dessa época também a ideia de reunir e homenagear tanto as pessoas da comunidade universitária que morreram em decorrência do novo coronavírus, como também aos envolvidos nos projetos de enfrentamento à pandemia da Instituição.

A exposição "UFG na luta contra a covid-19" é uma dessas iniciativas e a ideia de desenvolvê-la nasceu no curso de Museologia, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, sob a coordenação do docente Pablo Fabião Lisboa, que é um dos curadores da mostra. A também curadora, pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Cássia Miranda Ribeiro, conta que o Pablo teve a ideia de junto com os seus alunos fazer a curadoria (recorte) de alguns projetos da Universidade no decorrer da pandemia.

O recorte feito entre as várias ações conduzidas na UFG desde março de 2020 engloba a campanha de inclusão digital UFG ID; a atuação do Hospital das Clínicas UFG; controle de qualidade do álcool em gelteste rápido de covid-19; produção de equipamentos de proteção individual (EPI); Projeto Pneuma e Projeto Tenda Triagem Covid-19.

O objetivo da atividade era fazer com os estudantes pudessem trabalhar todo o processo que envolve a realização de uma exposição. Durante o primeiro semestre letivo de 2022, eles participaram de reuniões, viram a sala do CCUFG e pensaram toda a exposição. "Estamos começando a contar essa história [da atuação da UFG na pandemia e de como a pandemia impactou a Universidade]. Nesse momento de abertura da mostra, abrimos esse primeiro recorte de sete grandes projetos que tivemos no decorrer da pandemia e em diversas áreas do conhecimento. Eles envolveram da engenharia às artes visuais, passando pelas áreas clássicas da saúde", relata Luana.

Para saber mais acesse aqui.