Estudante da FAV é selecionado em residência artística nacional

Conheça Genor Sales, 3º período do curso de Licenciatura em Artes Visuais, selecionado na Pemba: Residência Preta, um projeto nacional do SESC.

head genor 1

Os fios de uma memória afetiva sustentam a sensibilidade artística de um homem que nasceu e cresceu na região periférica de Goiânia/GO. A sua experiência de vida, angariada em um cerrado que não existe no centro urbano da capital goiana, movimenta questões pungentes que relacionam história, memória, simbolismos, música, cultura e identidade negra.

É assim que o estudante da FAV, Whogenor Sales - conhecido por “Genor Sales” - , 37, vê o seu fazer artístico. Ele diz que busca “abordar a valorização e preservação do cerrado através da memória afetiva”, por meio de referências que enolvem animais típicos do bioma da região e por “simbolos como os lanceiros negros e adinkras como uma forma subjetiva de mostrar a resistência da população negra”, completa o artista.

Antes de ingressar no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) em 2021, Genor já trabalhava com xilogravura. Os principais registros talhados em superfícies de madeira, ferro ou borracha, formam imagens impressas de pássaros, tatus, lobos-guarás entre outros animais pertencentes à fauna goiana. Mulheres pretas como Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Leodegária de Jesus e Luiza Barros também inspiram o artista em sua jornada pelas artes visuais.

Para ler mais sobre as obras de Genor Sales, clique aqui.

Fonte: FAV